Paulo Freire, Um Homem do Mundo
José R. V. da Silva Gabriela Fernandes
Paulo Freire, o grande crânio da educação brasileira ganhou este ano um documentário abordando diversos aspectos de sua trajetória, com comentários de familiares, amigos e pensadores que admiram não apenas o método freiriano, mas Paulo Freire como pessoa.
Um dos comentários nesse viés veio de Mario Sergio Cortella – ele comenta umas das várias qualidades de Paulo Freire; esta era a de saber ouvir e, não importasse quem ou a urgência que houvesse: parava e ouvia pacientemente cada palavra que o outro havia para o dizer.
Além do que, dada sua grande genialidade nos métodos de ensino, fora comparado a Sócrates, já que ambos eram possuidores da qualidade de “puxar” do aluno o conhecimento, com diálogo.
O documentário dirigido por Cristiano Burlan sobre o Patrono da Educação é dividido em cinco partes: A Formação do Pensamento, Às 40 Horas de Angicos, O Exílio; Do Pátio do Colégio à Pedagogia do Oprimido e; O Mundo Não É, Está Sendo.
Paulo Freire foi o pensador que mais representou a educação brasileira, tendo o reconhecimento como Patrono da Educação em 2012.
Referências
Mario Sergio Cortella. Portal São Francisco, 2020. Disponível em:<https://www.portalsaofrancisco.com.br/biografias/mario-sergio-cortella>. Acesso em 18 de nov, 2020.
Paulo Freire, Um Homem do Mundo. Direção de Cristiano Burlan. SescTV, 2020. Disponível em: <https://sesctv.org.br/programas-e-series/paulo-freire/>
Kommentare