Blade Runner: o caçador de androides
Passando de fracasso de bilheteria em sua época para clássico cult nos dias atuais, Blade Runner é nossa recomendação de hoje.
Mas, primeiro:
Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? Pode a pergunta soar estranho e de fato é. Acontece que ela se trata do título do romance do qual fora adaptado para a versão cinematográfica, escrito por Philip K. Dick em 1968, cultuado também pela obra O Homem do Castelo Alto (1962). A adaptação para as telonas aconteceu em 1982 e traz para o papel principal ninguém menos que Harrison Ford (o osso Indiana Jones de outrora) incorporando o detetive Rick Deckard, que na trama é responsável por caçar androides ilegais.
Ambientado em uma Los Angeles distópica em 2019, a cidade é acometida pela chuva ácida, trazendo ainda ao decorrer da narrativa vários recursos audiovisuais que nos remetem a (nem sempre) ficção-científica, como por exemplo, os telões de LED nos prédios, os scanners de imagem em três dimensões, quartos com comandos de voz etc.
Gostando de futuros distópicos ou não, algo tem de ser admitido: às vezes eles acertam nas previsões. Hoje há vários aplicativos que possibilitam registrar imagens em 3D, os telões nos prédios com propagandas, nos mostrando as horas, se tornarem algo completamente normal; comando por voz nos lembra de algo? Ok, Google. Infelizmente, é uma pena que as previsões dos carros voadores fiquem para um futuro mais distante, pois não foi dessa vez que conseguiram prever a sua concretização.
pois não foi dessa vez que conseguiram prever a sua concretização