top of page

Ainda somos como nossos pais?


Por que algumas músicas transpassam gerações e não deixam de ser atuais?

Uma das músicas mais famosas da Música Popular Brasileira, “Como Nossos Pais”, de Belchior é um sucesso que transpassa gerações desde sua publicação. A obra composta pelo aclamado Belchior reúne particularidades e fortes referências à sua época, cuja Ditadura Militar vigorava no país.

A canção foi composta e gravada por Belchior e lançada no álbum Alucinação em 1976, e foi regravada no mesmo ano por Elis Regina no álbum Falso Brilhante, tornando-a mais conhecida. Esse clássico de Belchior que marcou a história, ficou entre as 100 Maiores Músicas Brasileiras da época pela Rolling Stone Brasil. Escrita durante um período conturbado onde não se podia fazer críticas ao governo devido a repressão militar e, com essa música, Belchior faz uma crítica à situação dos jovens oprimidos e desiludidos pela ditadura militar, mas também pelos conflitos geracionais e a angústia da juventude.

Muitos estudiosos de Linguística e História utilizam essa obra para trazer à tona questões que remetem não somente à Ditadura Militar, mas também às demais questões políticas e sociais, assim como as relações parentais que mudam constantemente através dos anos.

Primeiro, vamos analisar os versos da canção:

Não quero lhe falar meu grande amor

Das coisas que aprendi nos discos

Quero lhe contar como eu vivi

E tudo o que aconteceu comigo

Viver é melhor que sonhar

Eu sei que o amor é uma coisa boa

Mas também sei que qualquer canto

É menor do que a vida

De qualquer pessoa

Por isso cuidado meu bem

Há perigo na esquina

Eles venceram

E o sinal está fechado prá nós

Que somos jovens

Para abraçar seu irmão

E beijar sua menina na rua

É que se fez o seu braço

O seu lábio e a sua voz

Você me pergunta pela minha paixão

Digo que estou encantada

Como uma nova invenção

Eu vou ficar nesta cidade

Não vou voltar pro sertão

Pois vejo vir vindo no vento

Cheiro de nova estação

Eu sei de tudo na ferida viva

Do meu coração

Já faz tempo eu vi você na rua

Cabelo ao vento

Gente jovem reunida

Na parede da memória

Essa lembrança

É o quadro que dói mais

Minha dor é perceber

Que apesar de termos

Feito tudo o que fizemos

Ainda somos os mesmos

E vivemos

Ainda somos os mesmos

E vivemos

Como os nossos pais

Nossos ídolos ainda são os mesmos

E as aparências

Não enganam não

Você diz que depois deles

Não apareceu mais ninguém

Você pode até dizer

Que eu 'tô por fora

Ou então que eu 'tô inventando

Mas é você que ama o passado

E que não vê

É você que ama o passado

E que não vê

Que o novo sempre vem

Hoje eu sei que quem me deu a ideia

De uma nova consciência e juventude

'Tá em casa

Guardado por deus

Contando vil metal

Minha dor é perceber

Que apesar de termos feito tudo, tudo

Tudo o que fizemos

Nós ainda somos os mesmos

E vivemos

Ainda somos os mesmos

E vivemos

Ainda somos os mesmos

E vivemos como os nossos pais

Belchior, 1976.

Cada estrofe da composição é rica e engloba diversas questões, dentre elas, a complexidade da juventude e de suas relações sociais. A letra da canção reflete as transições da vida e, sobretudo, do valor que tem a vida. Analisando algumas partições da composição, podemos observar que Belchior, nesta obra, nas entrelinhas de “Por isso cuidado meu bem/Há perigo na esquina” refere-se ao regime militar instaurado na época, que foi responsável pelos grandes retrocessos ideológicos trazidos a população brasileira da época e que, indiretamente, ainda se faz presente em boa parcela da população. Na análise de Toledo (2015), a pesquisadora expõe:

A canção fala sobre o tempo e a juventude, a maturidade e a impotência, a ilusão e a decepção, sobre ganhar e perder. Embora as pessoas sejam tão previsíveis e as histórias, inclusive políticas, costumam acabar praticamente sempre em pizza, como se costuma dizer no Brasil,o autor nos alerta do quão é importante que façamos a nossa parte. É importante não desistir! É importante acreditar até para poder descrer! (TOLEDO, 2015, p. 6)


Ainda nessa perspectiva, os versos “Minha dor é perceber/ Que apesar de termos feito tudo, tudo/ Tudo o que fizemos/Nós ainda somos os mesmos”, é possível perceber a ideia de esforços em vão, tendo em vista as muitas lutas por liberdade de expressão em suas mais diversas modalidades sendo reprimidas pelo governo então vigente. Aliado a isso, é englobada também a ideia de mudança de ideologias dos jovens que iam contra as ideias empregadas pela sociedade da época, e por muitas vezes, contra os ideais que constituíam as família da época e suas relações, onde muitas dessas lutas e esforços eram invalidados pelas autoridades, fossem elas políticas ou familiares.

A luta pela liberdade de expressão antes mesmo do Golpe Militar, já era uma questão conhecida e que é motivo de revoluções sociais até os dias atuais. É notável que músicas como esta de Belchior é, ainda hoje, atual e muito diz sobre não somente a política, mas também sobre as relações sociais desde o núcleo familiar até as esferas sociais maiores.

A obra transmite também a ideia de que os jovens ainda são como os pais, pois apesar das mudanças de ideologias, avanços nas perspectivas de vida e as ideologias políticas, sociais, pessoais e filosóficas, os jovens carregam e transferem conhecimentos adquiridos através dos pais, e esses saberes serão passados adiante, desde uma música, uma tradição familiar, até valores e costumes. Por essa razão, a obra Como Nossos Pais, ainda é atual e considerada um fenômeno, que abrange os mais diversos aspectos que a sociedade vive.





Referências


BELCHIOR, Antônio. Como Nossos Pais, 1976. Letras. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/belchior/44451/>. Acesso em 12 de Agosto de 2020.


TOLEDO, Adriana. O poder das palavras. 2015. Disponível em: <https://engenhariacivilfsp.files.wordpress.com/2015/03/o-poder-das-palavras.pdf>. Acesso em 11 de Agosto de 2020.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page