top of page

A Violência contra as Mulheres face à pandemia do novo coronavírus.

A SARS-CoV-2 mudou radicalmente o dia a dia das pessoas em uma realidade totalmente diferente da qual costumava-mos viver. Com a propagação do novo coronavírus toda população teve que se adaptar a esse problema, sendo necessário iniciar o isolamento social e vários cuidados de higiene pessoal. O isolamento social protege você e sua família do contágio do novo vírus evitando assim o crescimento desenfreado do mesmo, mas em meio essa crise como as mulheres estão passando por essa dificuldade?

A Pandemia aumentou o número de ocorrências à violência contra a mulher, segundo dados da Central de Atendimento à Mulher (180) houve um crescimento de 28% de denúncia somente mês de abril. Ao mesmo tempo, estima-se que esse número seja um pouco maior, pois, na medida que existe uma grande dificuldade em sair de casa, consequentemente inúmeras mulheres deixam de relatar casos de agressividade doméstica. Com o agressor 24 horas em casa, impossibilita a mulher de iniciar alguma medida para a sua segurança. É frustrante saber que sua residência se torna perigosa na presença de um parceiro machista e nesse caso o perigo reside dentro e fora da casa.

Em uma matéria da TV Câmara, Thiago Pierobom, promotor da justiça do Distrito Federal, fala que esse aumento de casos se deve principalmente ao fato da crise econômica, como também pontuou sobre brigas de pais separados em relação aos cuidados dos filhos e ainda relacionou essa situação com o auxílio emergencial - começaram aparecer conflitos por causa de pagamentos do auxílio de R$ 600.

Empresas e desenvolvedores não estão de braços cruzados em meio essa crise, eles viram um meio de ajudar a mulher a combater essa violência. Uma grande loja de varejo, a Magazine Luiza, trouxe um botão no aplicativo da empresa de denúncia. Onde no próprio aplicativo a mulher pode iniciar uma denúncia de violência, segundo a empresa o desejo é que as mulheres se sintam confortáveis para denunciar e dessa maneira não precisem correr o risco de sair de casa escondida. A empresa ainda acrescentou - "Finja que vai fazer compra no app Magalu. Lá tem um botão para denunciar a violência contra a mulher", indica a personagem virtual da empresa.

Segundo o site do MMFD já foram registrados cerca de 78.96% de casos de violência doméstica com base nos dados de 2019, que foram 1.3 milhões de registros. Número bastante alto, com relação aos números do ano passado. Vivemos em uma era digital e de globalização, é muito triste ver esses números crescentes, e saber que atitudes machistas perduram até os dias atuais. Ao mesmo tempo percebemos que, várias pessoas adentraram nessa luta contínua a favor da integridade da mulher. Vale ressaltar que o aumento desses casos não é o vírus, muito menos o isolamento social, e sim dos agressores machistas, não tentem justificar a violência e sim combatê la. O reconhecimento dessa causa é importante, comecem a terem um olhar mais humano. Elas merecem, somos iguais, somos humanos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Balanço Ligue 180: Violência doméstica e familiar é a mais recorrente, MMFD, 2020 Disponível em: <https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/junho/balanco-ligue-180-violencia-domestica-e-familiar-e-a-mais-recorrente> Acesso em: 22 de jul de 2020

Crescem denúncias de violência doméstica durante a pandemia, Câmara dos Deputados, 2020 Disponível em: <https://www.camara.leg.br/noticias/661087-crescem-denuncias-de-violencia-domestica-durante-pandemia> Acesso em: 22 de jul de 2020

Aplicativo Magalu traz botão para denunciar casos de violência doméstica, UOL, 2020

Disponível em: <https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2020/05/28/aplicativo-magalu-divulga-botao-para-denunciar-casos-de-violencia-domestica.htm> Acesso em: 22 de jul de 2020

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page