top of page

"O Grito” de Edvard Munch está enfraquecendo


Pintada pela primeira vez em 1893, “O Grito” é a obra-prima do pintor norueguês Edvard Munch e a tela foi ganhando três novas versões com o passar do tempo. Historicamente a obra de Munch é classificada como iniciadora do expressionismo (um importante movimento modernista da primeira parte do século XX). As suas telas são densas e abordam temas difíceis como a solidão, a melancolia, a ansiedade e o medo.

No entanto, a obra tem ficado de fora das exposições do museu Munch, em Oslo (Noruega) desde meados de 2006 pelo entristecedor fato que sua cor está “sumindo” - especificamente, a cor amarela. Isso se dá pelo fato de que a base para a tinta utilizada por Munch é Sulfeto de Cádmio (CdS) e a umidade do local contribui para a formação de Sulfato de Cádmio (CdSO4), alterando a coloração.

Publicado em Maio (15) deste ano, no jornal acadêmico Science Advances, a pesquisa realizada por Letizia Monico (et al) aponta que a umidade é o fator determinante para se compreender esses danos e pensar na melhor forma de conservar não somente esta obra, mas várias outras que possuem o mesmo material ou ainda, que precise de cuidados diferentes após tratar do problema de uma.

Participando em colaboração na pesquisa há também um brasileiro: Rafael Pereira de Freitas, bolsista da CAPES que desenvolve um trabalho que consiste em estudar obras de arte pela técnica de mapeamento macro elementar por fluorescência de raios X (macro-XRF) – Foi analisado amostras de tinta envelhecida artificialmente, possibilitando o comparativo com a obra original. Em um dos testes foi submetido amostras de tinta com a umidade em 95%, tanto com a exposição da luz, como sem. Em ambos os casos, havia a produção do Sulfato de Cádmio. Realizando então com a diminuição da umidade (45%) foi verificado que não houve produção do composto.

Pesquisas dessa natureza nos familiarizam com a relação que ciência e arte possuem características em comum. O exemplo do Renato, apaixonado por arte, contribui para que várias outras pessoas possam desfrutar da experiência de ir ao museu e apreciar uma boa obra de arte.



Referências


Bolsista da CAPES realiza projeto inovador com obras de arte, Fundação CAPES, 2018 Disponível em: <https://www.capes.gov.br/36-noticias/8929-bolsista-da-capes-realiza-projeto-inovador-com-obras-de-arte>. Acesso em: 02 de Julho de 2020.

L. Monico et al. Probing the chemistry of CdS paints in The Scream by in situ noninvasive spectroscopies and synchrotron radiation X-ray techniques. Science Advances. Published online May 15, 2020. Acessado: 01. Jul. 2020.

Quadro O Grito, de Edvard Munch, Cultura Genial. Disponível em: <https://www.culturagenial.com/quadro-o-grito-de-edvard-munch/>. Acesso em: 01 de Julho de 2020.

Umidade, não luz, explica por que 'The Scream' de Munch está se deteriorando, Science News, 2020. Disponível em: <https://www.sciencenews.org/article/scream-painting-munch-moisture-light-cadmium-deteriorating>. Acesso em: 01 de Julho de 2020.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page