top of page

Você sabe quem foi Katherine Johnson? A Mulher Negra que trabalhou na Administração Nacional do Espa

Olá pessoal!!! Tudo bem?

A personalidade cientifica escolhida de hoje é Katherine Johnson, uma das matemáticas da Nasa retratadas no filme "Estrelas além do tempo".

Katherine nasceu em 26 de agosto de 1918 em White Sulphur Springs, Virgínia Ocidental, filha de Joshua e Joylette Coleman. Desde muito cedo, Katherine demonstrava habilidade em matemática e seus pais salientavam a importância da educação para seus filhos.

“Eu contava tudo. Contava os passos na rua, os passos até a igreja, o número de pratos que eu tinha lavado. Tudo o que pudesse ser contado.” - Katherine Johnson

Katherine se formou aos 14 anos, no ensino médio. Aos 15 anos iniciou seus estudos na Universidade de West Virginia State University, onde recebeu uma bolsa de estudos completa. Vários professores reconheceram a aptidão de Katherine em Matemática e um deles foi o Dr. WW Schiefflin Claytor (terceiro negro a conquistar um doutorado em matemática), que conseguiu criar um curso especialmente para Katherine que abordava a geometria analítica do espaço. Ela se formou aos 18 anos, na qual obteve um diploma de bacharel em francês e matemática pela West Virginia State University.

Depois da faculdade, ela se mudou para Marion, Virginia, e começou a lecionar nas escolas de Virgínia e Virgínia Ocidental, naquela época era muitas das vezes a única opção para as mulheres de sua comunidade.

No ano de 1952, Katherine descobriu que o Comitê Consultivo Nacional de Aeronáutica (NACA), que viria mais tarde a se tornar a National Aeronautics and Space Administration (NASA), procurava convocar mulheres, em especial negras, com capacidade matemática. Katherine conseguiu a vaga e um ano depois começou a trabalhar lá com matemática de pesquisa, realizando cálculos matemáticos junto a um grupo de mulheres.

“A sorte é uma combinação de preparação e oportunidade. Se você estiver preparado e a oportunidade surgir, é uma boa sorte estar no lugar certo na hora certa e estar preparado para o trabalho.” - Katherine Johnson

De acordo com um arquivo oral do Projeto de Líderes Nacionais Visionários, Katherine trabalhou primeiro na gestão de recursos como técnica, fazendo cálculos, chamadas de “computadores humanos”. Ela era conhecida no departamento como “computador de saias”. Katherine trabalhava lendo os dados das caixas pretas de aviões e também realizando cálculos matemáticos precisos.

Logo depois, Katherine e outro colega foram designados a se juntar temporariamente a uma equipe de voo composta por homens, para ajudar nos cálculos. O conhecimento de Katherine em geometria analítica impressionou tanto os seus colegas e chefes (todos homens), que eles esqueceram de devolvê-la a seu antigo setor de trabalho. Katherine sabia das barreiras intensas de raça e gênero, mas ela preferiu ignorá-las. Ela pediu para ser inserida nas reuniões editoriais, mesmo com o conhecimento de que mulheres nunca tinham permissão para elaborar. Além disso, ela insistia que tinha feito o trabalho e que pertencia ao lugar.

O programa espacial avançou em grande escala, em 1959, com a América e a Rússia competindo para ser a primeira a chegar à Lua. O potencial de Katherine estava no cálculo das trajetórias para o exato momento dos lançamentos espaciais. Ela fez os cálculos para o tempo de lançamento em 1961 da missão Mercury de Alan Shepard, a primeira americana no espaço. Além disso, ela realizou cálculos bastante complexos para lançar cápsulas espaciais em orbita ao redor da lua e para enviar unidades de pouso para a superfície lunar.

Katherine foi responsável por calcular a trajetória do voo Apollo 11 para a lua, em 1969. Durante seu tempo trabalhando na NASA, ela foi co-autora de 26 artigos científicos, aposentando-se em 1986 depois de 33 anos de serviço.

Katherine através dos seus trabalhos obteve vários doutorados honorários, cinco prêmios de conquista especial da NASA, um Prêmio de Conquista do Grupo Apollo e entre outros.

Em 24 de novembro de 2015, o presidente Barack Obama incluiu Katherine na lista exclusiva de dezessete estadunidenses que receberam a Medalha Presidencial da Liberdade e seu nome foi mencionado como exemplo pioneiro de mulheres negras na ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

No ano de 2016 no mês de março, iniciaram as finalizações do filme Hidden Figures (Estrelas Além do Tempo), que foi lançado em 2017.O filme retrata a história das três mulheres negras da NASA que calcularam as trajetórias de voo do projeto Mercury e do Apollo 11 nos anos de 1960. O filme é baseado no livro de Margot Lee Shetterly que documentou as carreiras e as contribuições de Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson.

Katherine Johnson morreu no dia 24 de fevereiro de 2020, aos 101 anos, deixando seu grande legado.


Referências Bibliográficas:

BIOGRAPHY: KATHERINE JOHNSON, SPACE SCIENTIST. The Heroine Collective, 2015. Disponível em: < http://www.theheroinecollective.com/katherine-johnson-space-scientist/>. Acesso em: 29 maio de 2020.

FORD, Knatokie. Honoring NASA's Katherine Johnson, STEM Pioneer. Blog, The White House, 2015. Disponível em: < https://obamawhitehouse.archives.gov/blog/2015/11/25/honoring-nasas-katherine-johnson-stem-pioneer>. Acesso em: 29 maio de 2020.

KATHERINE JOHNSON . National Visionary Leadership Project. Disponível em: < http://www.visionaryproject.org/johnsonkatherine/ >. Acesso em: 29 maio de 2020.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page