top of page

Personalidades Químicas: Duília Fernandes de Mello

Duília de Mello, a mulher de estrelas e galáxias

Duília Fernandes de Mello nasceu em Jundiaí, São Paulo, e cresceu no Rio de Janeiro. Duília decidiu, logo aos seus 14 anos, que iria estudar astronomia a fim de “Saber tudo sobre o universo”. Dulia, conhecida como a mulher das estrelas, foi bolsista em toda sua vida e chegou a estudar no Chile e nos EUA. Ela iniciou seus estudos na Universidade Federal do Rio de Janeiro no curso de Astronomia. Depois, fez seu mestrado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e conclui o doutorado na Universidade de São Paulo. Fez pós-doutorado no Chile, no Observatório Nacional, no Rio de janeiro e no Instituto do telescópio espacial Hubble nos Estados Unidos.


Durante seus estudos no EUA, Duília percebeu o machismo que anunciava que as mulheres não são tão inteligentes quanto os homens, ela afirma “Isso não fica na cara todos os dias, mas sim em detalhes, em situações que vemos e pensamos”. Isso foi um dos motivos que a levou a ser vice-reitora da PUC.


Em 1997, em uma viagem ao Chile, Duília Mello percebeu em uma de suas observações que havia uma estrela a mais no céu que não conferia com o mapa das galáxias. Ela havia encontrado a “Supernova 1997D”, sendo considera uma de suas maiores descobertas, assim como, Bolhas Azuis (aglomerado de estrelas fora da galáxia). Ela é professora titular da Universidade Católica de Washington EUA (PUC ou CUA em inglês) desde 2008. Atualmente é Vice-Reitora da CUA.


Duília também é colaboradora científica do Goddard Space Flight Center, da NASA, e ela comenta mais sobre isso em entrevista cedida quando esteve presente no 17º Encontro Nacional de Astronomia, que ocorreu em Maceió, Alagoas, falando também de suas principais descobertas: o Supernova 1997D e as Bolhas Azuis.


Autora de mais de 100 artigos científicos, recebeu o prêmio como uma das 10 mulheres que mudaram o Brasil pelo Barnard College/Columbia University em 2013. Além disso, foi escolhida como umas das 100 mulheres mais influentes do Brasil em 2014 pela revista Época. Recebeu o Prêmio Profissional do ano de 2013 da Diáspora Brasil-Ministério de Relações Exteriores e Ministério da Indústria e Comércio/ABDI.


Suas contribuições vão além, dando voz a mulher no meio científico, encorajando-as, ela diz: “Não se preocupe se você ainda não sabe quais podem ser suas limitações [...]. Este não é o momento para ter timidez”. Seu trabalho e sua voz vêm dando à mulher o Espaço (literalmente) que tanto merecem no meio científico. Duília disse, em uma de suas entrevistas, que vai haver momentos em que a paixão pela ciência um dia acaba, em que “parece que o jardim do vizinho é sempre mais verde” , então se não encontrarmos o amor pelo que fazemos não há como continuar. Pois, o mundo científico para a mulher sempre vai parecer mais difícil e cheios de barreiras, no entanto, a carreira científica em si é difícil para todos, é preciso investir na paixão para que ela se transforme em amor e, assim, os resultados apareçam.


Referências:


Associação das mulheres na ciência, AME. 2006. Disponível em: <http://mulherdasestrelas.com/index.html>. Acesso em: 11 maio 2020.


BARROS, Pedro. Entrevista com Duília de Mello, a Mulher das Estrelas. 2015. (20m39s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VraZNhveppI>. Acesso em: 11 maio 2020.


Duilia de Mello. Disponível em: <http://duiliademello.com/portfolio.html>. Acesso em: 11 de maio de 2020.


Mulheres na Ciência, p.51 e 65-67, 2019. Disponível em: <https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/d1_revista.pdf>. Acesso em: 11 maio 2020.


MELLO. D. F; Mulher das Estrelas, SN1997D; Disponível em: <http://mulherdasestrelas.com/SN97D.html>. Acesso em: 11 maio 2020.


Provoste, Nathalie. Duilia de Mello, a mulher de estrelas e galáxias. Catraca Livre. 2017. Disponível em: <https://catracalivre.com.br/cidadania/duilia-de-mello-mulher-das-estrelas-e-galaxias/>. Acesso em: 11 maio 2020.








Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page